O que você irá aprender?
Brincadeira infantil; Introdução: o brincar e a criança; A criança e o brincar; Definição dos termos brinquedo, brincadeira e jogo; O que é brinquedo? O que é brincadeira? O que é jogo? Papel do educador na educação lúdica; A importância do brincar; Psicomotricidade; Educação psicomotora; Atividades lúdicas que auxiliam na psicomotricidade; A influência da brincadeira no desenvolvimento infantil; A brincadeira na escola; Jogos na aprendizagem; Os jogos e as regras; Brincar na escola; Criança e infância; Classificação dos jogos; Concepção do jogo segundo Wallon; O jogo infantil segundo Piaget e Vygotsky; O jogo na concepção de Piaget; O jogo na concepção de Vygotsky; Compreendendo o universo lúdico; Educação lúdica; Lúdico: Piaget x Vygotsky; O jogo para Vygotsky; O uso de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil; Atividades lúdicas às diversas faixas etárias; Jogos e brincadeiras no estímulo de sentidos; O estímulo dos sentidos de 0 a 6 anos; A importância dos jogos nas séries iniciais; Brinquedo de representação de papéis e de construção; A seriedade do brinquedo; A aquisição de habilidades motoras; O jogo cria ordem; Lista de brincadeiras e jogos infantis; Crianças com necessidades especiais: o jogo, o brinquedo e as brincadeiras; Habilidades operatórias e os jogos; O brinquedo como atividade para estimular a criança; Educação infantil; Tipos de atividades; Sugestões de atividades; A formação do educador por meio da vivência, da discussão e da reflexão dos jogos e brincadeiras; Declaração dos direitos da criança; Sugestões de sites com brincadeiras e jogos infantis; Referências Bibliográficas.